Em meados de 2021, surgiu um aplicativo bastante simples que prometia transformar todas as poses nas redes sociais em algo real. Este aplicativo é conhecido como BeReal e vem crescendo desde então.
Agora surge o TikTok Now, um aplicativo que prova que o BeReal não estava tão errado, e nos lembra que o TikTok é um gigante que pode evoluir a qualquer momento com novas ideias.
O Facebook e o Instagram já fizeram isso no passado, copiando os Stories do Snapchat, ou os próprias Reels do TikTok, portanto, não é novidade para as redes sociais copiarem umas às outras para reter seus usuários.
Como o BeReal se tornou bastante popular recentemente, o TikTok tem visto isso como uma ameaça e por isso decidiu entrar na ofensiva criando seu próprio aplicativo que basicamente faz a mesma coisa.
O TikTok foi o primeiro a fazer este movimento, mas é provável que muitos mais o sigam nos próximos meses.
O que é TikTok Now
Se quisermos usar o TikTok Now, teremos que instalar um novo aplicativo. A primeira coisa a fazer é procurar o aplicativo na App Store que corresponde ao nosso dispositivo (Google Play, Apple ou Samsung, entre outros).
Uma vez aberto, ele usará os mesmos dados que o perfil “regular” do TikTok… e pronto. Agora tudo o que temos que fazer é esperar que o aplicativo nos notifique durante o dia em uma hora aleatória do dia.
No momento em que TikTok Now nos notificar, teremos 3 minutos para compartilhar o que estamos fazendo usando tanto as câmeras dianteiras quanto traseiras. Sem filtros. Sem escolha de local ou hora.
Desta forma, poderemos remover todo o visual falso que é comum nas mídias sociais e a posagem da foto perfeita. Aqui, interagiremos a qualquer momento.
Qual a diferença em relação ao BeReal?
Embora o BeReal e o TikTok Now sirvam basicamente o mesmo propósito, existem algumas diferenças entre as duas plataformas.
A principal diferença que o TikTok Now oferece é que ele nos permite gravar vídeos de 10 segundos em vez de apenas uma foto. Neste caso, o tempo para realizar esta gravação a tempo é de 3 minutos em vez dos 2 minutos permitidos pelo BeReal.
Como é o caso do BeReal, não poderemos ver o conteúdo de nossos amigos até que tenhamos compartilhado nosso conteúdo do dia. Não seremos capazes de editar nada que capturarmos, embora possamos comentar o quão feio estamos e interagir com nossos seguidores.
Existe uma maneira de ganhar dinheiro com este aplicativo?
Em novembro de 2022, uma campanha de afiliação muito poderosa foi lançada pelo TikTok, para a qual recebemos uma quantia razoável de cerca de 7 euros/dólares para cada seguidor que se inscreve a partir de nosso convite.
A controvérsia também surgiu quando se descobriu que, para recolher este dinheiro, é necessário inserir uma série de dados pessoais muito sensíveis. Todos esses dados seriam armazenados na China, o local de origem do aplicativo, e não sabemos se estão em conformidade com a legislação local mais restritiva, como na Europa.
Entretanto, o aplicativo não tem publicidade nele, mas os típicos influenciadores que aproveitam a janela de 3 minutos para fazer uma publicação para aparecer com sua marca “favorita” de refrigerante enquanto assistem a seu programa favorito na TV já surgiram.
BeReal cresce e agora compete com o TikTok
O BeReal já ultrapassou 50 milhões de downloads e atingiu um pico de mais de 16 milhões de usuários ativos. Todos estes números estão aumentando e são surpreendentes para um aplicativo tão pouco ambicioso.
Entretanto, não foi apenas o TikTok que se interessou por este novo crescimento do pequeno BeReal. O próprio Elon Musk já mencionou em várias ocasiões sua intenção de relançar o formato de micro-vídeo do Vine, talvez da mesma forma: uma notificação e 2 minutos para publicar.
A batalha dos próximos dias promete ser árdua, e nós estaremos esperando para ver como ela terminará.
And you, which app do you prefer to use, and do you think it makes sense to use TikTok Now since BeReal already exists?